segunda-feira, 20 de abril de 2009

Ensaio Sobre a Cegueira

Realizado por: Fernando Meirelles
Com: Julianne Moore, Mark Ruffalo, Danny Glover
imdb

Vamos falar em coisas sérias. Este filme é dos piores filmes que alguma vez vi na vida. Não passa de lixo convencido que é ouro. Infelizmente, nunca li o original. Talvez este fosse o pretexto que me faltava.

Vou começar por dizer o que não gostei, visto não ter havido nada que tenha gostado.
O filme fala de uma doença misteriosa chamada "cegueira branca" que faz exactamente isso: cega. É altamente contagiosa e ninguém, exceptuando Julianne Moore, parece ser imune. Os cegos, os governos decidem concentrá-los em campos de quarentena. Como a única pessoa com visão, Julianne assume um cargo de liderança subentendida, embora ninguém esteja ciente da sua condição. Claro que daí ao caos pós-apocalíptico é um saltinho.

O filme é um encadear de falsas reacções humanas, buracos no enredo, personagens mal construidos e unidimensionais (o que não impediu o realizador de falsificar uns dilemas interiores para disfarçar), actores horriveis (excepto Ruffalo, que não está mal, como sempre) e uma realização simplesmente repugnante.
Não faço a mínima ideia o que Meirelles queria fazer com aqueles planos pseudo-interpretativos. Seria dar ao espectador a sensação de cegar? Então porquê a aleatoridade? Porquê da narração ora presente ora ausente de um personagem terciário ao fim de 40 minutos de filme? E porque é que esse personagem fala como se estivesse a escrever um livro?

Não vou dar spoilers: as cenas mais intensas do filme são completamente estúpidas, robóticas, inúteis e obviamente escritas por alguém que leu o livro e não se deu ao trabalho de investigar a condição humana subjacente às acções dos personagens.

Este filme faz parte de uma nova vaga de cinema que está aí a aparecer. Esse cinema usa truques e tecnicismos elaborados, além de uma arte batida e banal, para desviar a atenção do espectador da verdadeira característica que se esconde por baixo dele: é uma merda.

15 comentários:

Fátima disse...

Finalmente...! Eu e o Tiago sentimo-nos sozinhos na opinião sobre este filme...é mau. é uma pseudo imitação do livro que arrogantemente pensa que bastaria, como dizes, realizar uns planos interpretativos para fazer um filme intelectual. "don't tell, show", ok, mas aqui há muito show e pouco tell. muito pseudo. também não gostei

Cláudio Fernandes disse...

Agorei o Livro e o Filme. E não fui o único: http://www.youtube.com/watch?v=7XzBkM_LdAk

prla1983 disse...

Curiosamente, ao que sei, o próprio Saramago emocionou-se ao ver o filme e agradeceu ao realizador...

Eu ainda não vi nem li.

prla1983 disse...

Ah pois, esse link do YouTube do Cláudio tem precisamente a ver com isso... :)

Francisco Maia disse...

O Saramago não percebe nada de cinema.

prla1983 disse...

Francisco, essa é a maneira mais antiga (e também a pior) de acabar com uma discussão... ;)

Francisco Maia disse...

=D apanhado! é que não queria iniciar "outra" discussão: as pessoas insistem que ninguém neste mundo se vende. Pois eu digo nada melhor para um boost de vendas do filme e consequentemente do livro do que o autor original "emocionar-se" no visionamento. Golpes publicitários são às dezenas.

A verdade é que não gosto do Saramago (a pessoa, gosto dos livros) e acredito perfeitamente que fosse capaz de tal coisa. Por outro lado não acredito que alguém se fosse emocionar com este filme. Gostar é uma coisa, emocionar.....

(então? redimi-me?)

prla1983 disse...

É que o Saramago não tem de perceber de cinema para ver um filme como qualquer outro leigo e sentir que a sua obra, a sua criação, teve uma óptima repercussão no ecrã.

Diga-se de passagem que esta é uma discussão recorrente que tenho com o Pedro... ele fala-me de planos, ângulos, de cameras, disto e daquilo. E isso para mim é praticamente chinês e perfeitamente irrelevante para o que eu sinto sobre determinado filme. Há filmes absolutamente deploráveis do ponto de vista técnico que eu irei sempre adorar.

E devo dizer que se me falta esse olho técnico em relação ao cinema, já nem tanto em relação à música e muitas vezes arrependo-me disso.. é que passou a analizar as coisas se calhar de forma demasiado fria e acabo por não gozar um concerto ou um disco como devia.

Já agora, eu detesto o Saramago. Really.

E ya redimiste-te, agora já foi um argumento, independentemente de ser válido ou não.. we'll never know and it doesn't matter ;)

Fátima disse...

Acho que o problema não é só técnico... Aliás, de técnica percebo muito pouco!

i disse...

nao sei se receberam o meu comentario antigo, espero q nao se tenha apagado. agora que já li os vossos comentarios, devo responder ao chico que me emocionei bastante a ver o filme e nao é preciso "perceber de cinema" para isso. aliás, essa resposta é bastante irritante. até parece que é uma arte inatingivel que o comum dos mortais não pode apreciar. ou pior, não pode ter uma opinião valida.

mchiavegatto disse...

Bem eu também nao percebo nada de cinema mas tou com o Chico e com a Fati.
Eu acho o filme mau, mas, acima de tudo, acho que nao faz juz ao livro.
E tambem concordo com o Chico na questao do Saramago. Ele é um tipo inteligente, nao iria por se a dizer mal do filme que pode potencia-lo como escritor, seria uma estupidez.
Nao acho nada que a emoçao do Saramago sera um medidor fiavel ou, sequer, um argumento plausivel.
Eu, na verdade, como leitora, senti-me decepcionada por o Saramgo ter gostado do filme. O livro é tao melhor...
Sobre o filme, a unica coisa que gostei foi a história. E, nao sendo um argumento original, acho que nao conta.

Francisco Maia disse...

não percebi esta conversa do espectador técnico e do não técnico. eu nem sequer fiz referencia a esse assunto, muito menos dizer que que não sabe a tecnica nao pode apreciar...

prla1983 disse...

Fizeste-o na medida em que disseste que "o Saramago não percebe nada de cinema". Interpretei-o como sendo a parte técnica uma vez que, convenhamos, todos temos capacidade de perceber a parte não-técnica.

Mas isto também sou eu que estou sensível a argumentos de natureza técnica para classificar filmes... ;)

i disse...

oh bolas, o meu comentario não chegou mesmo. pronto, o que eu tinha dito (antes de ler os vossos comentarios) é q tinha gostado bastante do filme e não faço a minima ideia do estás a falar qd enumeras as coisas que estão mal. nem percebo ao que te referes. não me choca que não gostes, mta gente não gostou do filme. mas sinceramente não consigo mesmo perceber o que é q o faz tão horrivel. eu gostei bastante mesmo. não me parece que a minha opinião (se não estamos, como disseste, a falar de questões tecnicas) seja menos válida que a tua.

Francisco Maia disse...

mas é disso que eu me estou a defender. eu nunca disse, nem penso que a tua opinião, ou seja a de quem for, seja menos válida que a minha! Nunca disse isso!