"The Da Vinci Code" e "Angels & Demons" causaram das maiores histerias literárias dos últimos tempos, ao ponto de fazer vender as duas obras anteriores de Dan Brown que nem pãezinhos quentes, livros que de outra forma estariam votados ao esquecimento absoluto. Mas Dan Brown é Dan Brown e o homem deve ter qualquer coisa, pelo menos se levarmos em conta a quantidade inenarrável de obras semelhantes, quase plágios, que se seguiram à sua ascenção meteórica. Olá José Rodrigues dos Santos, é também para si que falo, meu caro.
Já deu para perceber que não sou o maior adepto de Dan Brown, apesar de ter lido os seus quatro livros. Não acho muito mau, simplesmente é praticamente nulo para além do mero entretenimento. Quanto a mim, é o equivalente literário do chamado filme pipoca.
Isto tudo para dizer que o senhor anunciou finalmente o seu regresso e isso equivale ao regresso de Robert Langdon, o famoso especialista em simbologia mais desenrascado que o próprio McGyver. "The Lost Symbol" tem lançamento previsto para o Outuno deste ano, precisamente a 15 de Setembro.
Mais informações, no site oficial do autor.
8 comentários:
Não concordo com uma coisa: "é praticamente nulo para além do mero entretenimento"
eu acho que o dan brown, de quem não sou grande fã, tem uma capacidade estrutural e narrativa que é difícil de encontrar hoje em dia num escritor mainstream.
O Dan Brown é o novo Nicholas Sparks. Aposto que vão adaptar todos os próximos livros dele, porque é entretenimento fácil... livros pipoca para filmes pipoca
Mas será que esse capacidade estrutural e narrativa (que a tem, concordo plenamente) é empregue em algo mais do que o puro entretenimento? I don't think so.
Isto no fundo é como a minha cena com o Grisham. É pipoca e eu gosto. Mas gosto bem mais do Grisham que do Brown, talvez pelos heróis do Grisham serem bastante mais "terrenos" e plausíveis que o Robert Langdon.
Ok mas (e atenção à bomba) Nick Hornby e Stephen King também são "pipocas". Isso não faz deles escritores inferiores. Cada um tem os seus pontos fortes e eu acho que o Dan se mete no meio desses.
eu acho que o dan brown escreve com um estilo "policial" que aprecio bastante, pq é tudo uma grande aventura. Li o Código Da vinci e gostei, apesar de não me ter sentido iluminada ou acreditar nas teorias (que foi, convenhamos, o que criou todo o entusiasmo). Não fiquei com vontade de ler mais, mas não acho que há algo errado com o tipo de livro que é. Não tem nada a ver com o Nicholas Sparks!! a não ser na adapatação a filmes lololol isso é bem capaz
Ok mas (e atenção à bomba) Nick Hornby e Stephen King também são "pipocas". Isso não faz deles escritores inferiores.Concordo. Mais o Stephen King que o Nick Hornby. Acho que este último, apesar de eu nunca ter gostado de nada dele como gostei do High Fidelity, faz reflectir um bocado mais. E gosto imenso do Stephen King, embora lhe reconhece uma amplitude enorme entre altos e baixos de qualidade, mas acho-o mais "pure storytelling".
O meu grande problema com o Dan Brown é mais achar as estórias dele demasiado previsíveis em termos de estrutura. Agora, em termos de narrativa, é um campeão, sem dúvida.
Bomba H: o Dan Brown é tão pipoca como o Tarantino.
O Dan Brown escreve como quem filma e isso não é fácil. De qualquer forma as coisas não se colocam em termos de fácil ou difícil. Gostei de ler o Da Vinci e acho que está bem escrito. No entanto causa comichão (a mim também) o facto do homem ser tão famoso. Temos pena.
Bomba H: o Dan Brown é tão pipoca como o Tarantino.Vocês deitam umas bombas muito fraquinhas. É que só dizem verdades incontornáveis. Mas há alguém mais pipoca que o Tarantino? O QT, quanto a mim, é a pura definição de pipoca, meus senhores.
No entanto causa comichão (a mim também) o facto do homem ser tão famoso.A mim a única comichão que me causa é que não me importava nada de ter a guita que ele tem. De resto, quero lá saber se ele é famoso.
Até porque, a partir do momento que um gajo acéfalo como o Cristiano Ronaldo (perdão, CR7) é famoso, já não há muito mais crédito a dar à fama e a quem é famoso.
Os verdadeiros heróis nunca são famosos. Não há volta a dar-lhe. ;)
Enviar um comentário