domingo, 27 de dezembro de 2009

As Listas de 2009 do prla (2)

Dizem que os opostos se atraem, mas no caso destes discos, só me repeliram. Va de retro!

Felizmente, 2009 foi um ano de ouro para a música que eu ouço - e diria que para a música como um todo - pelo que não tenho muito que me queixar. Ainda assim, considero que estes cinco disquinhos fizeram-me mais icterícia do que eu estava à espera...

1. Men Eater - Vendaval
Depois do discaço de pós-qualquermerda que foi o "Hellstone", esta rapaziada tuga a modos que se desorientou não só em estúdio mas, diz quem viu in loco, pelos vistos também ao vivo a coisa não pega. Tenho tantas dúvidas quanto faço votos que um próximo álbum os traga de volta à boa música e aos temas mais atmosféricos que eles tão bem dominaram logo no disco de estreia.

2. Pelican - What We All Come To Need
Com esta malta, e quanto a mim, o caso é simples. Havia os velhos Pelican, do tempo dos EPs e do "The Fire in Our Throats Will Beckon the Thaw", e esses eram verdadeiramente do catano, senhores ouvintes. Depois vieram os novos Pelican, que não são carne nem peixe, que têm umas melodias engraçadas, mas que cheiram a esturro depois de ouvir o que estes amigos já haviam feito no passado. O novo álbum prometia um regresso ao que interessa, mas nem um tema com voz (!) relativamente interessante os safa de mais um disco insípido à brava. Ver 'Isis' para como evoluír sem perder a piada.

3. Katatonia - Night Is The New Day
Quando vejo todas as revistas, blogs e amigos a darem praise desmedido a este álbum, só penso em duas coisas: a) andei a ouvir os Katatonia errados este tempo todo e b) tenho de me internar porque ando a ouvir coisas que mais ninguém ouve. Para usar uma frase de um grande amigo, este álbum "tem tudo menos malhas". Enough said. Que coisinha mais sem graça, que álbum mediano. Katatonia, onde foste tu? Metam o Blakkheim a escrever outra vez, sff.

4. Ghost Brigade - Isolation Songs
Ugh. Melhor nem falar. Sinto-me enganado! Quero os meus 5 minutos de volta.

5. Om - God is Good
Sleep rocks. High on Fire slays. Shrinebuilder kills. Os Om... continuam a não convencer. Period.

1 comentário:

LN disse...

Concordo com Pelican e Katatonia. Pelican é só mais do mesmo, embora engane. Ali na arquitectura parece, no início, haver uma cena mais musculada, à Tortoise, mas depois com uma degustação apurada, nota-se que é só a despropósito de não terem ideias que ultrapassem o que já fizeram... Katatonia é a pior merdinha do ano. Aquilo está com um design tão teen que enjoa logo na primeira audição.