domingo, 3 de maio de 2009

The Good Ol' Days #4: The Warriors

Realizado por: Walter Hill
Com: Michael Beck, James Remar, Deborah Van Valkenburg
imdb

"Can you count, suckas?!"

Uma premissa simples para um filme simples: um gangue em fuga num futuro/presente semi-pós-apocaliptico.

O filme começa com a viagem dos Warriors (Swan, Ajax, Cleon, Vermin, Snow, Cochise, Rembrandt e Cowboy) até ao Bronx, local onde vai ocorrer uma reunião entre as tribos, convocada pelo líder absoluto, Cyrus. Ao chegarem, deparam-se com milhares de pessoas de trajes psicadélicos diferentes, que as identificam como sendo pertencentes a um certo grupo. Cyrus, preside a reunião e apresenta a questão que os levou ao bairro mais perigoso de NY: se trabalharem juntos, os criminosos organizados superam a polícia em 3 para 1. Eis senão quando a polícia aparece numa rusga. No meio do caos, um gangue rival dos Warriors assassina Cyrus e culpa-os do feito.

O que se segue, e até ao fim do filme, é uma fuga por parte dos Warriors desde o Bronx até Long Island, o seu bairro, o que equivale a uma viagem de mais ou menos 50 kms. Todos os outros gangues querem eliminá-los. Pelo caminho conhecem uma jovem rapariga, Mercy, uma alma perdida que os irá acompanhar quer queiram, quer não.

De destacar é a cena que define o espírito do filme: Mercy e Swan estão sentados no comboio. Pernas sujas de pó, roupa rasgada e cabelo desgrenhado. Na paragem entram 2 casais jovens, vestidos a rigor e ligeiramente embriagados. Sentam-se frente aos protagonistas e começam a aperceber-se progressivamente do aspecto destes. Mercy olha envergonhadamente para o chão e Swan enfrenta o olhar dos casais sem o mínimo de expressão. Quando Mercy levanta uma mão para ajeitar o seu próprio cabelo, Swan impede-a sem quebrar o contacto visual com os casais, puxando-lhe a mão para baixo novamente. Os jovens decidem sair nessa estação...

Esta cena sem diálogo e perfeitamente interpretada por Michael Beck é exemplo do cinema "show don't tell" que se fazia nos anos oitenta. Estilo e substância não exclusivos. Agora, com o anúncio de uma sequela por Tony Scott com os mesmos actores e personagens, é um filme a ser visto ou revisto.

"Can you dig it?"

Sem comentários: