segunda-feira, 25 de maio de 2009

13 Anos sem Santeria...

Bradley Nowell (22 Fevereiro 1968 - 25 Maio 1996) foi o vocalista da banda californiana Sublime.

Revolucionaram a música através do seu descuido quanto a géneros, estereótipos e rótulos. Tocavam o que queriam, quando queriam, como queriam.

O que era extraordinário em Bradley era a capacidade de tocar as suas músicas sob influência de qualquer psicotrópico. Ébrio para além do limite humano, distribuía escalas de blues aceleradas sobre o ritmo ska enquanto ladrava para um microfone quando já nem conseguia falar direito.

Isto não é dizer bem da sua resistência física mas sim dos seu riffs absurdamente intuitivos e naturais. Por momentos, parece que Bradley tocava de ouvido e não de técnica. Podia estar a entrar em coma alcoólico mas mesmo assim entregava fenómenos.

Tinha um cão. Lou Dog é o nome pelo qual milhares de fãs conhecem e reconhecem o dálmata que encorpou a mascote da banda. Em '94 Lou Dog fugiu de casa e Bradley foi-se abaixo. No dia seguinte, centenas de fãs sublimes vasculhavam Long Beach, a sua terra natal, à procura do dito canídeo. Encontraram-no e reuniram-no com o dono que se apressou a escrever a música "Lou Dog Went to the Moon". Eram uma dupla estranha: "Livin' with Lou Dog is the only way to stay sane!"

O grande problema da vida deste grande poeta das causas perdidas era a droga. Bradley tinha um filho, Jakob. Nem isso o salvou. O problema, como disse a sua mulher Troy Dendekker, era que Brad era muito mais feliz pedrado do que sóbrio.

Com o seu 3º álbum, os Sublime atingiram o sucesso comercial, vendendo 17 milhões de cópias mundialmente. Bradley morreu de overdose a 25 de Maio de 1996 antes do dito álbum ser lançado.

Escreveu uma música onde antevia o seu fatídico desfecho:

"Lyin' in my plastic bed
thinkin' how things weren't so cool to me

my baby likes to shoot pool

I like lyin' naked in my bedroom

tying off that dinousaur tonight
it used to be so cool to...
But now i've got the needle
and i can shake
but i can't breathe
i take it away but i want more, and more
one day i'm gonna lose the war"
Poolshark - Sublime

1 comentário:

mchiavegatto disse...

Santeria tem gosto de cerveja ao entardecer e churrasco a cantar com os vizinhos