sexta-feira, 17 de abril de 2009

Unearthly Trance / Minsk (7" Split)


Por vezes encontram-se pérolas, daqueles achados que nos desorientam por momentos, que nos fazem bater no Play vezes sem conta, seguidinhas. E frequentemente deixar os outros sem perceber que raio de tão interessante é que está naqueles minutos de música.

Já tive várias experiências dessas ao longo do meu quarto de década de existência, mas a mais recente foi mesmo hoje, há bocadinho, com o split deste ano dos Unearthly Trance com os Minsk. Lançado numa edição limitada a 500 cópias de vinil preto 7", são apenas duas malhas de um stoner doom poderosíssimo, a la Eyehategod. Curioso é o facto de serem ambas covers de Roky Erickson, guitarrista fundador dos 13th Floor Elevators e pioneiro do rock psicadélico nos idos sessentas (lembram-se da musiquinha com que começa o brilhante High Fidelity?).

A contribuição dos Unearthly Trance, "The Night of the Vampire", é mais imediata, bastante repetitiva mas o que repete é devastador, com um riffalhaço do tamanho do mundo a fazer lembrar as melhores coisinhas dos tempos áureos de Black Sabbath e uma entrega vocal sem limites. Já os Minsk alongam-se mais, ultrapassando os sete minutos, com um doom mais atmosférico e sobejamente negro, quase gótico mas nem tanto. A produção é perfeitamente suja, com tudo no prego. A distorção é absolutamente raínha.

Agora que já devo ter conseguido afastar os mais cautelosos e sensíveis, o melhor mesmo é ouvirem e reouvirem e reouvirem. I know I am.
Os Minsk tocam no próximo dia 4 de Maio no Transmission @ Cais do Sodré.

Sem comentários: