Realizado por: John Carpenter
Com: Kurt Russell, Pam Grier, Steve Buscemi, Peter Fonda
imdb
Já agora, para acabar a minha trilogia de [Kurt Russel+John Carpenter = Filmes de Culto], apresento a sequela a Nova Iorque, 1997: Fuga de Los Angeles.
A história repete-se: No ano 2000, Los Angeles sofre o grande terramoto e separa-se fisicamente dos restantes estados, tornando-se uma ilha de prisioneiros. Quando a filha do presidente dos EUA, Utopia, é manipulada por um desses prisioneiros, Cuervo Jones, para trazer um dispositivo que desencadeará o fim do mundo como o conhecemos, o novo comandante de segurança do Presidente, Malloy, convoca o zarolho Snake Plissken para a missão de extracção. Mais uma vez, Snake é posto à prova: um vírus injectado no seu corpo irá matá-lo caso não cumpra a missão em menos de 9 horas.
A grande diferença deste filme para o seu antecessor é o subtexto satírico que o envolve. Na altura do terramoto, os EUA sofreram uma enorme reviravolta no seu sistema quer político, quer social, de regras. Agora o nome da confederação de estados chama-se New Moral America e encarrega-se disso mesmo: ser um modelo para o resto do mundo, estabelecendo standards morais. Quem os desrespeitar, quem fumar, comer carne vermelha, "fornicar", e em alguns estados, for muçulmano, é deportado para Los Angeles em conjunto com os criminosos.
Claro que está mais que evidente a forma como essa história se correlaciona cada vez mais com os Estados Unidos e o seu falso moralismo. (já em 1996 era assim...)
De resto, acredito que Russell e Carpenter tenham pensado que se havia uma boa altura para fazer o remake com um fresh twist, aquela era a ideal.
Para além disso, o filme conta com a rainha do funkadelic Pam Grier, Steve Buscemi como o hilariante "Maps-To-The-Stars" Eddie, e Snake ainda surfa um tsunami com Peter Fonda.
Mais uma vez, groovy como tudo.
2 comentários:
Porque é que eu nao conheço nenhum dos 3 filmes?????
Va.. mas pelo menos voltaste a postar, que ja tinhamos saudades tuas!
E... qto aos filmes... "boh"
Queremos mais críticas de filmes de culto em série!!!!!! =D
Enviar um comentário