segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

RocknRolla (2008)

Realizado Por: Guy Ritchie
Com: Gerard Butler, Tom Wilkinson, Thandie Newton
IMDb

Aqui está um belo pedaço de filme.

Começemos pelo princípio. Guy Ritchie nasceu e cresceu como um verdadeiro Bretão.

Conhecendo as característica que tornam um ser em humano e um ser humano num cidadão da Rainha, Ritchie colocou toda essa perspicácia em acção nos seu filmes. Tal como a selva Londrina, as comédias escritas e realizadas por ele vão além do punch-and-gag do costume no panorama inglês. Guy prefere a farsa. E a definição cinematográfica de farsa é um conjunto amplo de personagens que se cruzam directa ou indirectamente numa espiral de eventos que levam a uma temida e inesperada conclusão, dentro ou fora do controlo dos mesmos.


O primeiro, Lock, Stock and Two Smoking Barrels, fals de quatro rapazes cockney que perdem meio milhão de libras num jogo de cartas com um mafioso, rei da indústria pornográfica londrina, que agora ameaça cortar-lhes um dedo por cada dia que passe do prazo de entrega do dinheiro. Acidentalmente, os rapazes ouvem uma conversa dos vizinhos, quatro gangsters que acabaram de cometer um assalto, onde é dito que vão assaltar um apartamento onde se cresce e distribui marijuana. Depois instala-se o caos quando entram ao barulho colectores de dividas sem escrupulos, barões da droga malucos, mafiosos, stoners e ladrões.


O segundo filme, Snatch - Porcos e Diamantes, fala exactamente sobre isso. Turkish, um promotor de combates de boxe ilegais e agente do lutador Gorgeous George, e o seu cúmplice Tommy, têm um combate marcado com Brick Top, um mafioso que alimenta os seus inimigos às hordes de porcos esfomeados na sua quinta. Quando Tommy vai com George a um campo de pikeys (ciganos irlandeses) comprar uma carvana, acaba por ofender O'Neill, que desafia George para um combate de boxe, escondendo o facto de ser campeão de boxe cigano a punhos descobertos. Quando deixa George incapaz de lutar contra o lutador de Brick Top, Turkish tem de resolver a situação depressa para não ficar em dívida para com Brick Top. Escolhe então o cigano O'Neill para substituir George no combate. E é então que o caos se instala. (Só tendo passado meia hora de filme.)

Entretanto Franky Four Fingers, um ladrão de diamantes com o vício do jogo, rouba uma pedra de valor incalculável que acaba por cair nas mãos de Sol e Vincent. Atrás da pedra andam também Bullet Tooth Tony, um capanga de Cousin Avi, Doug ,"The Head" e Boris, " The Blade" ou Boris, "The Bulletdodger", um mafioso russo traficante de armas.
Se existe uma boa qualidade que se destaca nas obras primas de Guy Ritchie é a facilidade com que simplifica estas histórias todas. As suas linhas narrativas são tão coerentes e sólidas que o espectador não se perde no meio desta confusão de personagens e eventos, antes pelo contrário: diverte-se com a aleatoridade propositada da quimíca que existe entre história e cenário.


No seu último filme Guy Ritchie deu nome ao seu estilo e ao que deveria ser a sua alcunha: RocknRolla.

Mais do que nunca, o que é dizer muito, os seus guiões repletos de personagens cativantes, reais, surreais e sedutoramente criminais transpiram no submundo da violência, drogas, sexo e rock and roll.
A história é contada, numa tão frequente e eloquentemente divertida narrativa omnipresente, nas palavras de Archie, o profissional e firme braço direito de Lenny Cole, um mafioso com ilusão de grandeza. Tudo começa quando Uri, um abastado gangster russo e Lenny colaboram num esquema trapaceiro de desenvolvimento imobiliário.

Com os seus contactos, Lenny pode subornar a Câmara Municipal a emitir o alvará de uma construção de outra forma proibida. Para isso precisa de dinheiro e é aí que entram os russos. Uri, depois de emprestar o seu quadro da sorte a Lenny, contacta a sua contabilista, Stella para "esconder" nos livros sete milhões de libras. Ao invés disso, Stella procura One Two e Mumbles, um terço do Wild Bunch, para roubar o dinheiro que ela vais "esconder", sem que Uri saiba. Só que One Two e e Mumbles estão em dívida para com Lenny.

Mesmo assim, sem saber de quem é nem para que serve o dinheiro, roubam-no na mesma e Lenny não consegue prosseguir o negócio. Começa o caos. Lenny procura os ladrões sem saber que são One Two e Mumbles, Uri duvida de Lenny, One Two e Mumbles pagam ao mesmo e o quadro emprestado é roubado sabendo-se mais tarde que por Johnny Quid, um rocker drogado e profundamente filosófico que se revela enteado de Lenny Cole.

Quando Uri pede o quadro a Lenny e este descobre quem o tem, é tarde demais. Uns "amigos" de Johhny Quid já o tiraram de casa e venderam a.... One Two que por sua vez ofereceu ao seu interesse amoroso, Stella, contabilista do Russo.

De salientar a espectacular cena de sexo: duas horas de sexo em 3 segundos. Apenas flashes de bocas, narizes e olhos enquanto se ouvem gemidos.

Quanto à banda sonora, é escusado entrar em grandes detalhes. Como sempre é o claro ponto forte da qualquer filme de Guy Ritchie. Se existe melhor "mood setter" que ele e a sua playlist cinematográfica, não sei quem é. Talvez Tarantino. Mas menos Rock And Roll.

O cast de actores esteve como sempre soberbo a interpretar a ralé Cockney e a realização obedece à eterna regra de Ritchie: estilo a cima de tudo - a forma como se diz é mais importante e melhor, mais interessante, do que o que se diz. Daí a narração que entra na cabeça dos personagens, os diálogos constantes e familiarmente cool e a importância que é dada à violência como sub produto da geração MTV.

E é disto que é feito "um" Guy Ritchie: Sexo, Drogas, Música, Comédia, Crime, Punk Glam e por último e mais importante, Rock and Roll.

2 comentários:

Fátima disse...

Adorei o Snatch antes de ver Lock, Stock and Two Smoking Barrels. Quando vi o Lock, percebi como é que o Guy criou o estilo que me surpreendeu e tornou fã de Snatch, o filme em que cada vez que o Brad Pitt fala, me dá vontade de rir. E RocknRolla só vem reforçar isso e demonstrar que o senhor Guy não deve sair deste género, que é assim que realiza como peixe na água. Agora espero pelo The Real RocknRolla!

mchiavegatto disse...

Ohhh... tenho de ver outra vez o Snatch.. Nao percebo porque e que nao gostei...