quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Em Contagem Decrescente

2009 ainda agora completou apenas uma semana, mas há discos que estão aí na calha para sair e que eu, não é por nada, cheira-me que têm um lugar desde já reservado no meu top daqui a sensivelmente um ano. Só uma grande paragem cerebral destes senhores é que levaria a que assim não fosse ou, alternativamente, que surjam de rompante várias outras obras de arte.

Da minha parte, espero ansiosamente e com o dinheiro na mão (há coisas que simplesmente não basta descarregar) pelos próximos trabalhos das seguintes bandas...

Isis

Há bandas muitíssimo boas e depois há aquelas que inevitavelmente carregam o estandarte de determinado género. Sem querer entrar em discussões filosóficas de nomenclatura, até porque acho que as etiquetas na música são uma mera conveniência, os Isis transportam na minha opinião a proverbial tocha do que se convencionou chamar de post-metal, quem sabe a meias com os paizinhos Neurosis e Godflesh. O certo é que o denso e abrasivo metal/ambiente de "Celestial", "Oceanic" e do absolutamente seminal "Panopticon" resvalou de uma forma perfeitamente natural para um post-rock mais melódico em "In The Absence of Truth" de 2006. Assim, é com inquietação que espero pelo sucessor, três anos mais tarde, ele que ao que se sabe neste momento já tem todo o tracking feito e 6 de 8 faixas misturadas, devendo ver a luz do dia lá para a Primavera. Ah, e espero que 2009 seja o ano em que vejo estes senhores ao vivo e a cores. About fucking time!

[ Isis MySpace ]

Mastodon

Também sem LPs cá fora desde 2006 estão os Mastodon que com "Blood Mountain" me deixaram de uma vez por todas rendidos ao som deles. Já tive o prazer de ver estas criaturas ao vivo por três vezes e é um espectáculo arrebatador, de uma banda que toca o que eu, de forma quiçá arrogante, chamaria de thinking man's metal. Desde "Remission" que tem sido sempre a subir e nota-se nestes nativos de Atlanta que não têm qualquer problema em tocar o que bem lhes apetece sem olhar a qualquer noção de continuidade. Assim, 2009 será o ano de "Crack The Skye", produzido por Brendan O'Brien (que estará também a cargo da produção do novo álbum de Pearl Jam, igualmente previsto para este ano), e que tanto quanto se sabe irá explorar temas... da Rússia Czarista, entre outras coisas particularmente fascinantes como por exemplo experiências paranormais ou as teorias de Stephen Hawking sobre buracos negros. Fuck yeah, por mim até podiam tocar e cantar sobre a forma como cresce a relva no quintal deles. Who gives a shit, it's fucking Mastodon.

[ Mastodon MySpace ]

Katatonia

Se aqui está frio, imagine-se na Escandinávia. A verdade é que isso nunca impediu - pelo contrário, provavelmente ajuda - a que venha tanta coisa boa de lá, sobretudo a nível musical e em particular no que de alguma forma diz respeito ao metal. Por coincidência sem editar um disco de originais também desde 2006, os Katatonia preparam-se finalmente para lançar o sucessor do brilhante "The Great Cold Distance", tão brilhante que até provocou na banda um bloqueio na procura de como ultrapassar esse marco, facto humildemente assumido pelos próprios no seu site oficial. Se o próximo álbum estiver ao nível dos anteriores, já me deixaria bastante satisfeito mas estou certo que destes indíviduos pode-se sempre ainda um pouquinho mais, bem à imagem dos amigos e conterrâneos Opeth.

[ Katatonia MySpace ]

Prevê-se aí um 2009 musicalmente fortíssimo. Mais sintomas da crise, I guess...

Sem comentários: