sábado, 7 de novembro de 2009

Flashforward

imdb

Quando ouvi falar sobre a premissa desta série, quis vê-la. Até fiquei doente com a espera.

Um estranho evento não identificado causa um black-out de consciência em todas as pessoas do planeta durante 137 segundos. Acidentes acontecem, muitas pessoas morrem etc.
Quando voltam ao mundo dos vivos, é concluído, ou informalmente aceite, que os sonhos que tiveram durante o apagão foram na verdade uma premonição do seu próprio futuro daí a aproximadamente 6 meses.
O agente do FBI Mark Benford, ao prever o seu envolvimento na investigação do evento, o que o leva a iniciar dita investigação.

Agora: os paralelismos entre FlashForward e Lost são mais que evidentes. A questão do salto no tempo, as brincadeiras com física quântica, para os mais distraídos, no primeiro episódio o carro onde os agentes do FBI viajam passa por um poster de nada mais nada menos que a Oceanic Airlines. Isso prova no mínimo a conexão.

Mas Flashforward não tem uma coisa que Lost tem: guionistas geniais. Não estou a falar em termos de história mas sim de guião. O personagens dizem o que pensam, não existe subtexto nas suas palavras, comportam-se de maneira errática apenas para fomentar o deslindar da série, os plot-points de cada episódio servem apenas para o "mantenha-se colado ao ecrã" e o pior de tudo não é isso.

O pior de tudo é o pretensiosismo da série. Querem sempre fazer parecer que o que os personagens dizem é o melhor pedaço de informação do mundo, tornando-se inclusivamente explicativo e óbvio. Quem viu o interrogatório daquela senhora loira sabe do que falo. Isto funcionaria se os actores fossem decentes. O que não são. (Ah! E que ideia foi esta de ir buscar a Penelope Widmore e o Charlie Pace a Lost? Sucks!)

Não é inteligente, antes pelo contrário. É Lost para burros. Não no sentido de "quem vê é imbecil" mas no sentido daqueles livros amarelos que há na FNAC "...for Dummies". É isso: Lost For Dummies com tudo muito bem explicadinho passo a passo, deixando 0% de espaço à imaginação.

Mas eu não acho FF mau. Simplesmente é mediano.

No lado bom: todas as quintas feiras saco o novo episódio. O que eles fazem mal, fazem muitíssimo bem. Deixar a revelação para o fim, dar dicas de um breve desenvolvimento, personagens com enredos tipo telenovela, etc...

O meu grande problema com isso é que devido à má batelada de séries que invadiram o ecrã neste pós Era-Dourada, os standards das pessoas mergulharam totalmente, deixando a fasquia do critério baixa demais... Assim, qualquer coisa que seja razoável, parece genial.

1 comentário:

M. disse...

Eu tb desisti da serie. E logo eu que tava super entusiasmada com FF. Fiquei de proposito em casa para a estreia. Bah. Apetece me mandar uma carta aos guionsitas e dizer-lhes: NAO SOU BURRA, nao precisam explicar me tudo CINCO VEZES SEGUIDAS para eu perceber. bah