sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Pirataria: Não é à toa que eu lhe chamo génio.

À anos que eu venho a insistir que existem várias formas de controlar a pirataria. Lilly Allen queixou-se e Matthew Bellamy descarregou supremacia intelectual na rapariga:

O vocalista da banda britânica Muse enviou um e-mail a Lily Allen, depois de a cantora ter criticado acerrimamente o sistema de partilha de ficheiros na Internet. Para Bellamy, "a partilha de ficheiros é a regra. Os detentores dos direitos é que não estão a saber taxar correctamente os fornecedores de acesso à Internet (ISP) e isto é uma matéria de leis".

Bellamy compara a Internet à rádio e à televisão, defendendo que a "banda larga tornou basicamente a Internet no novo meio de difusão de informação. Este é o ponto que está a ser esquecido", afirma. Mais à frente, detalha como deve ser taxado o tipo de uso que se faz da Internet. "O uso deve ter um valor. Alguém que apenas consulte os e-mails usa uma parcela mínima da banda larga". Por outro lado, "alguém que faz downloads de um gigabyte por dia usa bem mais, mas neste momento pagam o mesmo. É óbvio qual o utilizador que está a atingir as indústrias criativas e é óbvio o que não está. Por esta razão, o tipo de utilização também devia ser taxado adequadamente".

Referindo-se a quem divulga os ficheiros, o líder dos Muse afirma que "as estações de rádio e de televisão têm que pagar uma taxa aos detentores dos direitos de autor (os que gravam e os que editam) para usar material de que não são donos", devendo-se aplicar o mesmo método em relação à Internet.

Embora a discussão já vá ganhando alguns calos, o certo é que no Reino Unido a problemática em torno da partilha de ficheiros online tem vindo a ganhar contornos mais sérios. Associações de defesa dos downloads gratuitos têm protestado contra a vontade do governo britânico de impedir (se é que isso será possível) o actual sistema de partilha de ficheiros. Estas associações, em particular a Featured Artists Coalition, composta por membros de bandas tão ilustres como os Pink Floyd, Radiohead ou Blur, são contrariadas por outros músicos, como é o caso de Lily Allen e Patrick Wolf.

No seu blogue do MySpace, a cantora critica os músicos, por considerar que, para eles, não há qualquer problema com a pirataria musical, "porque enchem estádios e têm grandes colecções de Ferraris". Segundo a BBC, a cantora considera a partilha ilegal de ficheiros "um desastre", que está a ter "efeitos desastrosos" na música britânica.


10 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fátima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fátima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fátima disse...

ninguém pagava para sacar lily allen! eu oiço, mas não pagava. tem piada, é divertido, mas não é optimo... não é muse!

e sim, ele é um génio. E NÓS VAMOS VÊ-LO =D

Francisco Maia disse...

uou! 3 comentários removidos?

Vamos sisanhor. Vou aproveitar para o convidar para um café para falarmos destes assuntos...

Fátima disse...

o primeiro já tinha sido removido quando aqui cheguei, os outros dois são meus, porque fiz umas gralhas a escrever.

bebia um café com o bellamy com muito agrado!

Cristiano Contreiras disse...

Bem legal o conceito do blog!

Ricardo Morgado Ferreira disse...

ya, escusavas era de dar uma grande calinada logo na primeira palavra do texto...

prla1983 disse...

Ya, felizmente apareceu um corrector ortográfico. Obrigado e obrigado pela tua notável contribuição.

Ricardo Morgado Ferreira disse...

Chill.