Como nerd reivindicativo, já tardava a escrever este artigo.
Na era do cyber-território, a música toma uma nova forma. Não em estrutura mas em conteúdo. O estilo chama-se Nerdcore Rap e foi assim denominado por um senhor que se dá pelo nome de Mc Frontalot.
Na verdade o género existe há mais de dez anos. Começou com o próprio Frontalot e um punhado de outros, incluindo o tão merecidamente famoso Mc Chris.
Nas palavras de Front, "os meios de distribuição cairam nas mãos do proletariado". Traduzindo, numa era em que o dominio sobre a Internet é fulcral para auto-promoção, quem melhor que os geeks, nerds, spazs, dorks, dweebs e krelboynes para dominar uma área tão competitiva.
Fazem rap sobre jogos de cartas coleccionáveis, connvenções de ficção científica, Star Trek, Magic The Gathering, Star Wars entre milhares de outros temas antes tabú.
Sintetizam tudo em casa, nos seus portáteis, gravam a voz e distribuem pelo MySpace. Ora a comunidade representada em peso no MySpace, quem é? Os Nerds. E cá está a mina de ouro.
Na verdade eles são muito bons no que fazem. São inovadores, simplistas e perfeccionistas. Claro que são alvo de polémica, principalmente porque são todos caucasianos e losers a exercerem um género musical que era quase exclusivo a indivíduos de raça negra com egos gigantes. Mas estes pobres engenheiros informáticos são mesmo muito bons. Letras inteligentes e hilariantes por cima de beats cantáveis e simplesmente elaborados, são sucesso autodidata.
Claro que como todas as correntes persistentes, tem de haver um ponto de viragem para a fama. Numa altura em que começa a ser fixe ser nerd, o saudável documentário de 2008, Nerdcore Rising, veio implementar um nome que as revistas underground podiam referir sem causar risos.
Otakus, nerds, trekkies e até mesmo normalóides, bem-vindos! Podem experimentar aqui.
"Nerdcore will rise up"
1 comentário:
"Fazem rap sobre jogos de cartas coleccionáveis, connvenções de ficção científica, Star Trek, Magic The Gathering, Star Wars entre milhares de outros temas antes tabú."
Quero muito ouvir isto. Estou a rir-me imenso porque acabei de comprar uma t-shirt com a cara do c3po, ou seja, acho que vou ter de aderir ao movimento.
Enviar um comentário