Dick: I guess it looks as if you're reorganizing your records. What is this though? Chronological?
Rob: No...
Dick: Not alphabetical...
Rob: Nope...
Dick: What?
Rob: Autobiographical.
Dick: No fucking way.
No fucking way, indeed.
Conseguir ter a minha colecção ordenada autobiograficamente tem tanto de utópico como teria de brilhante. E como ser brilhante não está ao alcance de todos, limito-me a comprar uns movéis baratólios no IKEA e a ordenar os meus discos alfabeticamente (cronologicamente dentro do mesmo artista/banda) e os meus DVDs cronologicamente. Os discos já estavam e hoje foi a vez dos filmes (metade inferior da imagem).
Ya, já tirava as etiquetas.
Mas como todas estas obsessões de organização acabam por ser sempre um pretexto para grandes viagens, hoje não foi excepção. Procurar o ano exacto de lançamento da maioria destes títulos (thank goodness for IMDb), separá-los de acordo com esse critério e depois vê-los expostos dessa maneira, permitiu-me contextualizar bem melhor no tempo os filmes que admiro. Sabiam que o Brad Pitt fez dois brilhantes filmes no ido ano de 1995? E que o Rambo II saiu no mesmo ano do Commando (1985)? Que grande ano.
Quem me conhece sabe que, lamentavelmente, não estou a ironizar.
E já que estamos numa de informação inútil:
- o filme mais antigo que tenho em DVD é o "Blackmail", do Mestre, lançado em 1929. Tirando as colecções (Hitchcock, Kubrick, etc...), o filme mais antigo aqui é mesmo o "Gilda", com a fantástica Rita Hayworth, que data de 1946.
- não tenho qualquer filme em DVD posterior a 2006. A única explicação que encontro é que desde então foram os anos em que comprei a maior parte dos meus DVDs e os filmes mais recentes são, na maioria, caros. Os meus filmes são, em geral, clássicos comprados de oportunidade aqui e ali.
- O ano do qual tenho mais filmes é 1997, logo seguido de 2001. Go figure.
- Tenho pelo menos um dos nomeados para Óscar na categoria de Melhor Filme desde 2005 recuando até 1986, incluíndo alguns dos vencedores da estatueta: "Crash", "Chicago", "A Beautiful Mind", "Gladiator", "American Beauty", "Unforgiven", "The Silence of the Lambs", "Dances With Wolves", "Rain Man", "Platoon". Ao todo, são 17 os DVDs de filmes vencedores desta categoria em toda história dos Oscares. Totalmente involuntário.
- O realizador com mais filmes na minha videoteca é mais uma vez Hitchcock, com 20 títulos. A culpa é das duas colecções que fiz, uma com os clássicos e outra com os B/W da primeira era. Acho que a culpa também é dele por ter feito tanta obra-prima.
E os leitores do 24Hz, como é que (des)organizam as vossas colecções? Alguma particularidade que tenham que mais ninguém tem?
7 comentários:
Só uma achega e isso pode dar algum trabalho: pôr os filmes com o título direito e não de pernas para o ar. Facilita a leitura para procurares melhor o filme.
Thanks for the tip!
a minha ordem: Alfabética por Director de fotografia, crossed com ano de nascença do filho do best boy.
...top that! ;P
Eu cá já tentei organizar uma vez. Mas não dava, como ando sempre com os filmes às costas desisti.
Estou com o PL, não consigo! Sou muito, muito desorganizada, tanto que a minha mãe diz que não seria pior se fosse rapaz
os meus DVDs estão juntos em grupos de dezenas sem ordem aparente, apenas se destacando uma secção de filmes preferidos.
o que resulta disto é que tenho o Crash num dos monte de DVDs e não sabia; daí decorre que nunca tinha visto o dito filme até à semana passada, quando o Sr.PRLA mo mostrou em LCD HD + DTS 5.1...
quão estúpido será isto?
os meus DVDs estão juntos em grupos de dezenas sem ordem aparente, apenas se destacando uma secção de filmes preferidos.
o que resulta disto é que tenho o Crash num dos monte de DVDs e não sabia; daí decorre que nunca tinha visto o dito filme até à semana passada, quando o Sr.PRLA mo mostrou em LCD HD + DTS 5.1...
quão estúpido será isto?
Enviar um comentário